sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Crônica


Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá.
Já a minha tem batuque, tem o frevo, tem o coco
e um pouco de orixá.
Nasci numa cidade considerada interior do Brasil. Uma cidade, que lá no sul, só tem gente feia, só tem gente burra e que não é cega, como os preconceituosos que se negam a enxergar a diversidade da minha terra.
Pernambuco é o seu nome, o nome do maior pólo cultural do Brasil. Um dos maiores contribuidores para a cultura mais admirada do mundo. A terra dos pés descalços, a terra do Antigo, terra do frevo, terra de Lenine, Olinda de Alceu.
Salve ó Terra dos altos coqueiros, tu que abrigas tantos aspectos, tantos climas, tantas cores. Faz inveja a qualquer Europa, com tuas praias mais belas à direita e teu frio, teus montes ao ocidente. Teus bravos filhos guerreiros, que conquistam espaço no mundo, representam teu símbolo ao longe, revestindo teu nome de glória.
Tenho orgulho de gritar para o mundo que foi aqui que o Rei do Baião, virado na gota, recitou as suas leis, cantando e encantando o país. Que na rua da união, em 1886, nasceu parte do movimento modernista, infiltrada em Manuel Bandeira...
Hoje invejam o meu lar. Meu Estado é o que mais cresce financeiramente no Brasil, mas não é só isso. Só aqui tem gente arretada, tem fuleiro, tem avexado, tem tabacudo, cabra macho. Gente como Abreu e Lima, Ariano, Dom Helder Câmara... E eu fico invocada com quem acha isso pouco.
Maria Eduarda Nascimento

Mais nova integrante do cangaço,essa cangaceira arretada vai postar suas crônicas sobre nosso amado estado . Divirtam-se !

Um comentário:

  1. Os adultos vivem dizendo que a adolescência é um dos perídos mais
    marcantes da vida. Mais o que o adolescente pensa disso? (sinopse do meu blog)
    Acessa o meu blog?
    "Blog de uma adolescente"

    http://blogdeumagarotaadolescente.blogspot.com/

    Espero a sua visita, se gostar do meu blog, segue lá, ficarei muito feliz.
    Desde já obrigada, tenha uma ótima semana.
    Atenciosamente Tainã Almeida.

    ResponderExcluir