sábado, 25 de fevereiro de 2012

Entrevista com Emerson Sarmento



É com grande orgulho que a equipe do Cangaço Groove,  traz até vocês,  uma das maiores revelações de pernambuco, o poeta-cantor e compositor, Emerson Sarmento. O homem é só simpatia e cedeu uma entrevista ao nosso blog, confira logo abaixo, para conhecer um pouquinho mais desse grande gênio, que já ganhou vários prêmios nacionais com a sua poesia e agora ataca com seu trabalho músical solo passando pelos mais diversos ritmos, no dia 3 de março ele estará tocando no mercado Eufrásio Barbosa, dentro do projeto Ventilador Sonoro, vamos até lá conferir ?   Mas só depois de ler a entrevista ok ? 


Emerson, ultimamente andei ouvindo muito teu som e pude perceber que a tua música passeia por vários ritmos diferentes, que vai de Canto de Oxalá, maracatu arretado que ganhou o concurso de música da cidade do Recife, até o Bolero a Dois. Quais foram as tuas influências? E qual é o teu segredo, pra conseguir  passear e inovar por tantos ritmos diferentes?

Então cara,  tive várias influências de várias épocas distintas. Tive todo esse acervo em casa, que vai do rock ao frevo,  dos boleros a bossa nova. Sempre tive paciência para escutar o que é bom, o que tem finalidades produtivos a me passar e a me fazer pensar, então, toda essa mistura acabou caindo no meu “eu” compositor, sempre trazendo os ritmos que me enchem o ouvido. Não acredito que tenha um segredo por trás das composições, se o meu momento for de samba, farei um samba, se for afro, farei música afro, acho que isso vai muito do momento no qual me encontro.
*


Como foi que tu começou a fazer música? E tuas primeiras músicas, poesias e teus primeiros shows?fala ai um pouquinho sobre esse comecinho da vida como músico. Como é teu processo de composição?

Eu comecei a escrever letras de músicas bem novo, eu tinha uns 16 anos. Comecei a escrever, porque eu me reuni com uns amigos para formar uma banda de rock oitentista, chamada Anarquia89. E fui designado a fazer as letras da banda. Eu as fazia, e entregava ao meu irmão(Elton Sarmento)e ele fazia a melodia - comecei desde então a fazer a parceria com ele. E enquanto aos primeiros shows... Era bem engraçado, cara - nós sempre estávamos pirados, e só fazíamos show em tal estado. Depois isso tudo foi ficando sem graça, e anos mais tarde decidi fazer a carreira solo, acredito eu, que um projeto maduro e  sem inconseqüências de adolescente brincando de mudar o mundo. Hoje em dia meu processo de composição não é tão diferente de antes, mudaram muitas coisas, a temática é uma outra coisa,  e deixo mais o lado poético a vontade. Faço a letra e entrego a alguém, ou alguém me entrega a melodia para colocar a letra.


No teu trabalho quem vem primeiro, a música ou a poesia?
Geralmente a poesia, eu escrevo, e entrego a alguém  para aqueles versos serem musicados.







Eu sei que tu tá bem no comecinho de carreira, mas me conta qual foi o melhor show da tua carreira? E o pior? E Qual música tua que tu mais gosta ?

Todos os shows que fiz guardei uma coisa massa dentro de mim, gostei de todos. Mas teve um em especial, na livraria cultura, foi chocante... O público estava lindo com aquele auditório cheio e vibrando com o show, sem sombra de dúvida, esse foi o melhor. E uma música preferida, nossa, não tenho uma preferida, poxa, são todas minhas filhas. Gosto de todas.
Então, andei lendo por aí, que tu tava preparando teu primeiro disco é verdade? Como é que tá o processo de gravação, já começou? E qual vai ser a linha que tu vai seguir nele? Vem surpresa por aí? 
Pois é. Ele ta vindo por aí, e já tem nome “Antítese da mesma cor”, e ainda não comecei a gravá-lo, meu pai (Bozó) está dando um grau nos arranjos para começarmos a gravar. O disco não vai seguir uma linha, ele vai ser uma explosão de ritmos, por isso foi batizado com tal nome. Afinal, são várias identidades opostas numa coisa só, fazendo jus ao nome. Ah, e claro que eu não iria deixar de fazer surpresinhas, claro que tem. Várias. Aguardem.

Tu já tem um clipe gravado né “Tereza”, fala aí um pouquinho como foi a experiência de gravar o primeiro clipe, gostasse do resultado?
Foi uma experiência e tanto. Nunca me imaginei atuando em nada... Quando recebi o convite da Carol Correia (que dirigiu todo o clipe) aceitei de primeira, mas sem saber no que iria dar. Mas o resultado dele foi satisfatório para toda a equipe que fez acontecer. Foi muito massa,  conseguimos trabalhar em equipe, debaixo de estresse, calor  e cansaço.E fechamos o clipe em dois dias de gravação e se não me engano mais uns 10 dias de edição, valeu a pena depois assisti-lo e vê o esforço compensado.






 
Apesar de tu ser novo, eu pude perceber que tu já tem vários fãs nas redes sociais, fala aí um pouquinho sobre essa galera e da importância dessas pessoas na divulgação do teu som.

Isso fundamental na carreira de qualquer artista ou banda. Primeiro são só os amigos, daqui a pouco são pessoas que você nunca viu antes. Eu me dou super bem com isso, acho massa quando vem alguém do nada e fala bem do meu trabalho, tenho um contato direto com essa galera para trocar idéias e mantê-los informados das novidades . É muito importante ter essa ponte com as pessoas que acompanham o trabalho.







Quais os lugares daqui que tu mais gosta e recomenda pra galera?  Pode ser ponto turístico, uma casa de show, um bar, um parque, uma praia, ou tudo isso.
Cara, tem um bar que freqüento, fica na Torre. Chamado: Bar do Alceu, inclusive o clipe “Tereza” foi gravado lá, na parte de cima. Sempre que dá, vou lá tomar uma ‘breja’ gelada.
Um lugar massa também, é a livraria cultura, às vezes eu vou por lá, dá uma olhada nos  livros e tomar um café.


Sim, falando em show, no dia 03 de março tu vai cantar lá no Eufrásio no projeto Ventilador Sonoro né ? Conta ai as tuas expectativas pra esse show e convida a galera pra participar...


Estou super instigado para fazer esse show, vai ser um evento massa, só com artistas bacanas daqui da nossa terrinha. E gostaria de vê todo mundo lá no Eufrásio Barbosa às 21 horas tomando cerveja e curtindo os shows da noite. Vamos nessa galera!

E pra fechar, manda ai uma mensagem de incentivo pra galera que tá em casa, começar a escrever e a fazer música.

Escreva tudo o que sente e o que pensa, antes que vossa alma vire água e se derrame corpo a fora. É, foi. Valeu...



Emerson Sarmento


Página no Facebook: https://www.facebook.com/home.php#!/emersonsarmento



Portal Pernambuco Nação Cultural:  http://www.nacaocultural.pe.gov.br/emersonsarmento




Nenhum comentário:

Postar um comentário