terça-feira, 1 de novembro de 2011

Edgard Moraes


Hoje dia um de novembro o General das cinco estrelas da folia faria exatamente cento e sete anos de idade, com esse apelido era como Edgard Moraes era conhecido.Mas, quem foi esse grande homem que deixou saudades em nossos corações e que estava sempre com o seu cavaquinho na mão?

Edgard Moraes nasceu em Recife no dia um de novembro de mil novecentos e quatro, começou a estudar música com o irmão mais velho, Raul Moraes, formado em música na Alemanha e compositor de carnaval. Em mil novecentos e vinte três, Edgar assinou sua primeira composição para o carnaval.

Ao longo da sua vida ,fundou,dirigiu orquestras e participou de diversos blocos como: Pirilampos, Príncipes dos príncipes, Lobos de Afogados, Um dia de carnaval, Camponeses em folia, Rebeldes imperial, Corações futuristas, Turunas de são José, Galo Misterioso e Madeira do Rosarinho. O compositor faleceu em mil novecentos e setenta e três, poucas semanas depois do primeiro desfile idealizado por ele na marcha “valores do passado” em que presta homenagem a vinte quatro blocos extintos do carnaval de Recife.

Edgard Moraes foi um dos mais importantes compositores do século XX, tendo deixado um legado de aproximadamente trezentas composições, entre choros, valsas e, principalmente frevos. “A dor de uma saudade, viveu sempre em meu coração ao relembrar alguém que partiu”.


Bruna Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário