quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Nelson Ferreira - Oque eu fiz e você gostou.


"O dia vem raiando por de trás do mar e o meu amor só diz que vai me deixar..." já escutasse isso ? não ?!?! então continua lendo!

...Seria muita fuleragem nossa, postar aqui "25 anos de frevo" - Capiba e não falar do seu principal concorrente "O que eu fiz... e você gostou" - Nelson Ferreira, estes dois foram protagonistas de uma disputa histórica, onde o único ganhador foi o frevo. Deixa eu te contar mais ou menos como foi o babado: em 1959 a Rozenblit (salve, salve!) resolveu prestar uma homenagem ao mestre Capiba que naquele ano completava 25 anos de carreira. Capiba então chamou o maior intérprete da epóca Claudionor Germano, o homem da voz de ouro, que embalava os bailes românticos do Recife e por seis vezes consecutivas foi considerado o melhor da cidade, Claudionor era "o cara".
Sabendo que a Rozenblit iria gravar um disco de Capiba, Nelson Ferreira dono do primeiro frevo a fazer sucesso em nível nacional (Evocação n°1 "Felinto, Pedro Salgado, Guilherme Fenelon, cadê teus blocos famosos..." Campeã do carnaval brasileiro em 1957) não quis ficar pra trás e foi logo chamando Claudionor Germano pra gravar "Oque eu fiz... e você gostou" e ele de cara aceitou o pedido, foi o estopim da maior rivalidade já vista na MPB.
Ambos os discos foram gravados e lançados no 2° semestre do carnaval de 1959, com três meses surpreendentemente as vendas dispararam e tava tão acirrada a disputa, que até colocaram um placar eletrônico na Rozenblit, exibindo as vendas de cada albúm, diga ai bicho?!
Capiba e Nelson ferreira passaram meses se alternando na liderança até que "25 anos de frevo " disparou e fez tanto sucesso que até hoje ainda não saiu de catálogo.


Capiba pode até ter ganho essa disputa, mas sempre amargou por não ter conseguido emplacar um frevo a nível nacional como Nelson Ferreira.


Quando Perguntaram a Claudionor Germano o motivo dos dois discos terem feito tanto sucesso ele disse:

"As letras são bonitas e têm um conteúdo, ao contrário destas coisas de Axé que se tocam hoje."
Essa disputa foi a principal responsável pela popularização do frevo no Norte e Nordeste.
Salve Capiba! Salve Nelson Ferreira! Viva o frevo!





Nelson Ferreira - Oque eu fiz... e você gostou

01 - borboleta não é ave - não puxa maroca - dedé - o dia vem raiando
02 - óia a virada - coração ocupa teu posto - pare, olhe, escute e goste
03 - arlequim - que fim você levou - chora palhaço
04 - boca de forno - minha fantasia - juro - vamos começar de novo
05 - peixe boi - o passo do caroá - sorri pierrot - coelho sai
06 - bye, bye my baby - bem-te-vi - pernambuco você é meu - evocação nº1

Oque eu fiz...e você gostou opção 1: Download
Oque eu fiz...e você gostou opção 2: Download


E então menino, menina, baixa e escuta ai 25 anos de frevo e O que eu fiz...e você gostou, dai tu diz pra gente qual foi o melhor. Trazemos essa disputa para o mundo virtual no intuito de resgatar a rivalidade e consequentemente a popularização do frevo pela rede. Afinal assim como a vida, o frevo é pra compartilhar e gozar!  ( :

Vamos mostrar Pernambuco para os Pernambucanos, juntos! o/

Abraços, Vitor Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário